Você não pode fugir da Tecnologia

A Importância da Terceirização da Contabilidade de Uma Empresa
16 de julho de 2019

Você não pode fugir da Tecnologia

Você com certeza deve estar se perguntado: O que a tecnologia tem a ver com meu negocio?

Um ótimo assunto e que está no dia-a-dia de todos nós.

Eu te respondo: Tudo!… mas calma aí, até o final você vai entender.

Nos dias atuais nos deparamos cada vez mais com muitas cobranças como redução de prazos, mais eficiência, produção, agilidade, entre outras, porém, sem deixar a qualidade de lado.

Pensando nisso, cheguei à conclusão que se manter preso à processos antigos, pode fazer com que você, sua equipe e sua empresa fiquem desatualizados e cada vez mais obsoletos, não concorda?

É aí que entra a tecnologia

Ouvimos falar muito sobre ERP, CRM, SCM e tantas outras siglas que nos bombardeiam. Além disso, temos muita cobrança sobre a empresa estar nas redes sociais, ter site próprio, e-mail profissional, fazer divulgação, etc.

Ok, isso é verdade, mas o que é tudo isso e para que serve?

O intuito aqui não é se aprofundar em cada um, darei uma base para que você possa entender um pouco melhor e começar a caminhar com as próprias pernas sem aquela interrogação no rosto quando alguém comentar com você. Então, partimos do princípio.

O que é um ERP?

ERP é a sigla para Enterprise Resource Planning, ou, traduzindo: Sistema Integrado de Gestão Empresarial. Em bom português, é um software que melhora a gestão das empresas com automatização de processos e integrando as atividades de Vendas, Finanças, Contabilidade, Fiscal, Estoque, Compras, Recursos Humanos, Produção e Logística.

Mas claro que cada empresa pode pesquisar e integrar o ERP que mais se adeque às suas necessidades.

Devo usar um ERP?

Esta resposta cabe a cada empresa. Mas se você quer gerenciar melhor sua empresa, reduzir tempo com retrabalho, aumentar o desempenho da equipe e melhorar e muito sua produtividade, a resposta é SIM!

Existem diversos ERPs no mercado – sejam eles pagos ou gratuitos -, então não tem desculpa para você não pesquisar um pouco sobre eles e implantar na sua empresa. Vai por mim, vale a pena!

Legal! E o que é um CRM?

CRM é a sigla para Customer Relationship Management, traduzindo: Gestão de Relacionamento com o Cliente. Melhor dizendo, é um conjunto de práticas, estratégias e tecnologias que uma empresa utiliza com foco no cliente.

O CRM armazena diversas informações dos seus clientes atuais, bem como possíveis clientes onde você tem acesso fácil a dados importantes para preparar e atualizar sua equipe para um bom atendimento e relacionamento, mantendo seu cliente em uma zona de conforto e sua equipe exercendo suas funções com qualidade. Chega de:

 “Onde está o telefone do cliente X?”

“Quando enviei tal documento ao cliente Y?”

Este é o papel do CRM! Manter-lhe atualizado!

Preciso de um CRM?

Claro! Seja ele um software ou estratégias internas, é imprescindível possuir um CRM.

Ou você prefere apostar somente no conceito “Tenho tudo guardado na cabeça”? Esse tipo de mindset deve ser alterado para que sua empresa seja capaz de ter um relacionamento mais efetivo com seu cliente o desencontro de informações.

Ok, entendi o que é ERP e CRM… Mas, e este tal de SCM?

Esta ferramenta conhecida como SCM (Supply Chain Management ou Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos) possibilita o gerenciamento dos suprimentos com maior eficácia e eficiência, permitindo alcançar maior competitividade, integrando processos de logística desde a realização do pedido até a entrega do produto. Gerenciando documentos, matérias-primas, equipamentos, insumos, entre outros.

Preciso de um SCM?

Para quem trabalha com vendas e serviços que envolvam pedidos e produtos (seja para venda ou para execução), analise primeiramente se seu processo interno funciona bem.

Precisa melhorar em algo?

Alguma parte do processo se perde ou você tem dificuldades de entender em que etapa do pedido ele parou?

Estes são casos em que passa ser uma boa ideia pensar na implantação de um SCM.

Além destes itens acima existem vários outros que podem auxiliar você na gestão de sua empresa. Mas vale a pena avaliar sempre sua empresa e mudar o mindset tanto da equipe, gestores quanto de seus clientes para a realização de implantações. Foque no objetivo!

Já falei algumas vezes a palavra mindset, ops! Este não tem nada ver com tecnologia, mas esta palavra está sendo muito usada aqui no Brasil. Então, como quero ajudar você se preparar para o futuro fica dica: MINDSET que quer dizer mentalidade, ou seja, quando me refiro a mudança de mindset, quero dizer deixar comportamentos antigos, culturas e se adequar as novidades que façam sentido para sua vida e seu negócio.

Mudando um pouco de assunto, mantendo dentro da Tecnologia.

Você com certeza já foi questionado sobre o endereço do seu site ou das suas redes sociais?
Esta é uma realidade cada vez mais presente. Aproveitamos o gancho de uma frase famosa: “Quem não é visto, não é lembrado”, para dizer que “ser visto”, também vale como “ser acessado”.

Se você quer comer uma pizza, comprar um produto ou contratar um serviço provavelmente você busca na internet. Então, por que sua empresa não está lá? E se está, por que você não está dando atenção merecida ao site e redes sociais? Não adianta ser visto, porém, MAL VISTO.

Esteja presente, contrate uma empresa que entenda e divulgue sua empresa na internet.

Quais são as vantagens em ter seu próprio site:

– Estar disponível para acesso de bilhões de usuários na internet
– Ter um canal a mais de divulgação do seu nome
– Sair da divulgação regional para âmbito global
– Mostrar credibilidade
– Possibilidade de utilizar e-mail profissional email@suaempresa.com.br (chega de e-mails grátis, afinal de contas estamos falando de EMPRESA, não é?)
– Ter uma vitrine mundial dos seus produtos e serviços
– Ter mais um canal de atendimento aos seus clientes
e muitas outras vantagens que você descobrirá com o passar do tempo.

Já possui um site? Ótimo! E como estão suas redes sociais?

“Ah… eu posto de vez em quando uma coisinha ou outra…”. Bom, é melhor que não ter ou não postar nada!


Mas vamos ao que interessa: As redes sociais são muito boas para passar o tempo! E se forem utilizadas de forma correta por sua empresa elas se tornam ferramentas poderosas para divulgação de sua marca e vendas dos seus produtos ou serviços.

Pensem comigo: Você já entrou na internet, pesquisou sobre uma empresa e achou alguma que lhe interessasse? Mas na hora de decidir se compraria um produto ou contrataria um serviço como você faz para conhecê-la melhor? A resposta é rápida: “Pesquiso nas redes sociais”. Isso porque as pessoas hoje comentam, indicam, elogiam e criticam tudo e todos na palma de suas mãos, ou seja, uma das melhores formas de pesquisar sobre uma empresa e sua idoneidade é recorrer às redes sociais.

São bilhões de pessoas no mundo acessando seus computadores, notebooks, smartphones e tablets procurando, comprando, vendendo, estudando, conversando, vivendo seu dia-a-dia digitalmente e você não está lá.

Chegou a hora de mudar isso!

Invista na sua empresa partindo dos processos internos, implantação de sistemas, ferramentas ou estratégias e na sequência expandindo para a divulgação. Você só tem a ganhar!

Segue uma dica: Nada de postar algo que não lhe trará retorno ou colocar o site no ar só porque acha bonitinho. Faça com qualidade e de preferência, contrate quem entende do assunto. Lembre-se: É sua empresa! Você não deixaria qualquer pessoa gerenciá-la para você. Faça as escolhas certas, implante o que for necessário e mostre-a ao mundo, deixe as pessoas saberem o que você faz!

E agora a tecnologia faz sentido para você?

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